Dimensão COMMUNIO

Communio: (do latim) - comunidade; participação mútua; associação; partilha; amizade; comunhão.


Communio é uma dimensão do plano de ação, incorporada num tempo letivo semanal e destinada a todas as turmas e respetivos diretores de turma. Este tempo é marcado no horário da turma em comum com o do diretor de turma.

Cabe ao diretor de turma e seus alunos gerirem a sua planificação e os diversos momentos/estruturas que a seguir se descrevem:


Assembleia de Turma

A Assembleia de Turma é composta por todos os alunos da turma e Diretor de Turma. É o órgão deliberativo máximo da turma. A composição da mesa da Assembleia é constituída pelo seu Presidente (Diretor de Turma), Moderador e Secretário (alunos eleitos pela turma, em rotatividade).

Compete ao Presidente:

  • Enriquecer as diversas matérias e documentos em debate;
  • Elucidar os presentes, nas questões menos claras sugerindo as melhores soluções;
  • Usar o direito de veto sempre que as decisões tomadas pela assembleia contrariem os princípios do Projeto Educativo da Escola e possam colocar em perigo a integridade física ou psicológica dos alunos;
  • Elaborar a convocatória para as reuniões de Assembleia de Turma.

Compete ao Moderador:

  • Conduzir os trabalhos da assembleia de forma ativa;
  • Introduzir os temas em questão;
  • Organizar as intervenções.

Compete ao Secretário:

  • Registar em ata os assuntos tratados;
  • Verificar o registo de presenças na reunião.

Atribuições da Assembleia de Turma:

  • Escolher os guias de grupo/patrulha/equipa;
  • Eleger o Guia dos Guias da Turma;
  • Analisar, avaliar e enriquecer o Plano de Turma;
  • Analisar as deliberações, propostas ou orientações da Assembleia de Guias dos Guias, do Conselho Pedagógico e/ou Conselho de Turma;
  • Tomar conhecimento e deliberar sobre problemas da vida da Turma;
  • Elaborar a carta de Intenções ou Contrato Pedagógico no caso de serem propostos;
  • Analisar as propostas a serem discutidas na Assembleia de Guias dos Guias
  • Aprovar o Projeto da Turma.

A Assembleia de Turma deve reunir 3 vezes por período e sempre que convocada pelo seu diretor de turma ou a requerimento de um grupo/patrulha/equipa/bando. Devem constar no dossier de turma, as respetivas atas.


Conselho de Guias

O Conselho de Guias é composto pelos guias de grupo/patrulha/equipa e diretor de Turma e deve reunir pelo menos 2 vezes por período e sempre que convocado por qualquer um dos seus membros. Compete ao Conselho de Guias propor, em Assembleia de Turma, o Guia dos Guias.

O Conselho de Guias é um dos órgãos centrais da Turma e nessa medida tem as seguintes atribuições:

  • Refletir sobre os problemas dos grupo/patrulha/equipa e fazer a gestão de conflitos;
  • Orientar e formar continuamente os Guias;
  • Tratar de todas as questões que afetam a Turma;
  • Preocupar-se com o percurso escolar de cada aluno no sentido de lhe proporcionar meios para progredir;
  • Refletir sobre o trabalho desenvolvido pela Turma nos diversos projetos implementados na escola;
  • Propor alunos para o Quadro de Valor, conforme o Regulamento Interno;
  • Avaliar o progresso dos alunos em relação ao Plano de Turma;
  • Preparar e organizar a participação do Guia dos Guias na Assembleia de Guias dos Guias, da escola;
  • Garantir a confidencialidade de alguns aspetos delicados, tratados no Conselho;
  • Compete ao Conselho de Guias, elaborar um diário onde constem os registos e data dos conselhos realizados. São os guias que presidem e que registam no respetivo diário os assuntos tratados, por rotatividade;
  • Zelar pelo cumprimento do Código de Conduta.

Competências do Guia:

  • Coordenar as atividades e trabalhos do grupo/patrulha/equipa;
  • Orientar as reuniões do grupo/patrulha/equipa;
  • Fomentar e manter a disciplina no grupo/patrulha/equipa;
  • Auxiliar o diretor de Turma na gestão de conflitos;
  • Escolher o subGuia do grupo/patrulha/equipa;
  • Avaliar o progresso dos seus elementos conjuntamente com o subGuia e diretor de Turma;
  • Fomentar o espírito de grupo/patrulha/equipa.

Competências do subGuia:

  • Coadjuvar o Guia nas suas funções;
  • As mesmas do Guia quando ausente.

Os Grupos... grupos/patrulhas/equipas (Pistas)

Normalmente, quando é colocado um problema perante a Turma, determinados alunos intervêm espontaneamente. Pelo contexto da Turma, da disciplina e problema colocado, um conjunto restrito de alunos é mais ativo do que os restantes. Quando é pedido ou solicitado soluções, uma análise crítica, opiniões e vontades, corre-se o risco de muitos não participarem na discussão proposta. Alguns, mais tímidos e mais inseguros, têm dificuldade em expor-se perante todos. Mas em pequenos grupos, onde os alunos se identificam e estejam naturalmente integrados, torna-se-lhes mais fácil partilhar, participar e decidir. Graças a isto descobrem progressivamente que têm uma voz ativa em tudo o que a Turma faz, num verdadeiro esforço de cooperação.

O que se pretende é que os alunos  se agrupem, preferencialmente em grupos de amigos, que são uma forma natural de organização das crianças e jovens. Este grupo torna-se numa instituição fundamental. É uma criação cada vez mais aperfeiçoada pelos próprios jovens e crianças.

Escolha dos Guias e Formação dos grupo/patrulha/equipa (Pistas)

O momento da escolha dos Guias (responsáveis/líderes) e consequente formação dos grupos é decisivo e delicado. Em Assembleia de Turma, com a orientação do diretor de Turma e depois de uma reflexão sobre o que se pretende, os alunos escolhem, por voto secreto, os 5 ou 6 potenciais Guias mediante o número de alunos da Turma e os grupos que se devam formar. Pretende-se que cada grupo tenha 4 a 6 elementos.

São colocados no quadro, os 4, 5 ou 6 alunos mais votados para Guias. A partir daí, cada aluno  escolhe qual o Guia com quem gostaria de formar o grupo.

Atendendo ao que foi exposto, preferencialmente, o DT não deve impor qualquer formação de grupos específica ou limitar o direito de escolha dos seus alunos. Deve sim, consoante a mobilização dos seus alunos, propor soluções. Muitas vezes, quando existe um impasse, é preferível que a escolha seja adiada permitindo aos alunos ponderar sobre outras opções e negociar entre eles a integração dos grupos. Caso seja esta a opção, o professor deve alertar a Turma para o risco de discriminações.

No 2º Ciclo é natural que os alunos não formem grupos mistos atendendo à sua faixa etária, nem é preocupante que assim seja. No 3º Ciclo (particularmente a partir do 8º ano) e Secundário é preferível que o DT consiga orientar os seus alunos para a formação de grupos mistos.

Mediante o nível etário dos alunos e imaginário dos seus projetos, a turma poderá denominar os grupos como bandos, patrulhas ou equipas com totem e/ou identitário próprios.


Assembleia Geral de Guias dos Guias

A Assembleia Geral de Guias dos Guias de Turma é composta por todos os Guias dos Guias de Turma, diretora da escola, coordenador do núcleo de projetos, coordenadoras dos diretores de turma e o presidente da Associação de Estudantes. Os Guias dos Guias de Turma são propostos pelo Conselho de Guias e eleitos pela Assembleia de Turma.

A Assembleia Geral de Guias dos Guias é presidida pela diretora da escola. Reúne nos momentos coincidentes com a avaliação intercalar e no final do ano letivo.

Os cargos de moderador e secretário são exercidos rotativamente pelos Guias dos Guias das turmas.

São competências da Assembleia Geral de Guias dos Guias:

  • Discutir os problemas da escola;
  • Partilhar o desenvolvimento dos diferentes projetos de cada turma;
  • Dar parecer sobre a execução do Projeto Educativo da Escola e Regulamento Interno;
  • Aprovar o Código de Conduta.
 

O formato e funcionamento destas Assembleias é realizado em mesa redonda.

Plenário de Guias

O Plenário de Guias é composto por todos os Guias de Turma, diretora da escola, coordenador do núcleo de projetos, coordenadoras dos diretores de turma e o presidente da Associação de Estudantes.

O Plenário de Guias é presidido pela diretora da escola. Reúne nos momentos coincidentes com a avaliação intercalar e no final do ano letivo.

Os cargos de moderador e secretário são exercidos rotativamente pelos Guias dos Guias das turmas.

São competências do Plenário de Guias:

(As mesmas que a Assembleia de Guias dos Guias)

O formato e funcionamento dos Plenários é realizado em forma de congresso com intervenções curtas de cada orador, seguidas de debate.

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