Disciplina de Projeto/Cidadania e Desenvolvimento (Metodologia de Projeto) - Orientações Curriculares
A abordagem curricular da educação para a cidadania pode assumir formas diversas, consoante as dinâmicas adotadas pelas escolas no âmbito da sua autonomia, nomeadamente através do desenvolvimento de projetos e atividades da sua iniciativa, em parceria com as famílias e entidades que intervêm neste âmbito, no quadro da relação entre a escola e a comunidade. Não sendo imposta como uma disciplina obrigatória, é dada às escolas a possibilidade de decidir da sua oferta como disciplina autónoma, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Deste modo, a educação para a cidadania pode ser desenvolvida em função das necessidades e problemas específicos da comunidade educativa, em articulação e em resposta a objetivos definidos em cada projeto educativo de agrupamento de escola ou escola não agrupada. (Direção Geral da Educação)
Dimensões da Educação para a Cidadania
Das inúmeras dimensões da educação para a cidadania que podem ser objeto de trabalho, destacam-se as dimensões para as quais já foram elaborados ou estão em elaboração documentos orientadores para as escolas, por parte da Direção Geral da Educação: Educação Rodoviária; Educação para o Desenvolvimento; Educação para a Igualdade de Género; Educação para os Direitos Humanos; Educação Financeira; Educação para a Segurança e Defesa Nacional; Promoção do Voluntariado; Educação Ambiental/Desenvolvimento Sustentável; Dimensão Europeia da Educação; Educação para a Saúde e a Sexualidade; Educação para o Empreendedorismo e Educação do Consumidor; Educação Intercultural.
Estas dimensões poderão ser trabalhadas consoantes as escolhas e oportunidades das atividades e projetos de escola em que a turma participa, bem como no próprio projeto da turma e sua metodologia.
Metodologia de Projeto de Turma
As orientações sobre a metodologia organizacional e funcional que aqui se apresentam desenvolvem-se tendo por base a organização da turma na dimensão Communio e a aprendizagem cooperativa. Neste âmbito, os projetos desenvolvidos terão que se assumir como um desafio coletivo, com uma metad clarad e um horizonte temporal, incorporando uma variedade de oportunidades de aprendizagem, tendo em conta interesses, talentos, capacidades e necessidades distintas. É importante referir que a duração e complexidade do projeto dependem da maturidade da turma e do à-vontade dos alunos e professor na metodologia de projeto.
Objetivos do Projeto:
- Desenvolver a capacidade de dialogar e trabalhar em cooperação com os outros;
- Contribuir para garantir a genuína participação dos alunos nas decisões que lhes dizem respeito;
- Desenvolver atitudes e valores nas diferentes dimensões de cidadania;
- Desenvolver a responsabilidade e criatividade;
- Permitir a descoberta de talentos/aptidões ou a sua busca;
- Permitir desenvolver diversas competências transversais;
- Criar hábitos de funcionamento em projeto.
Fases do Projeto:
1- Idealização e Escolha
- Motivação e orientações prévias;
- Conceção nos grupos (espaço de participação e criatividade);
- Apresentação à turma (oportunidade de expressão);
- Escolha em Assembleia de Turma (exercício de democracia);
- Enriquecimento pelo diretor de turma e Conselho de Guias:
- A valorização do projeto na sua globalidade;
Aspetos que devem ser reforçados;
A valorização dos objetivos propostos e outros objetivos que se possam incluir;
Aspetos operacionais que merecem especial atenção;
Atividades que podem ser adicionadas;
A impregnação, no projeto, de valores de cidadania.
2- Preparação
- Atividades;
- Atelieres/workshops;
- Tarefas e missões;
- Responsabilidades;
- Calendário;
- Recursos;
- Contactos;
- Elaboração de um Painel de Projeto.
3- Realização
4- Avaliação
- Em grupo, em Assembleia de Turma e Conselho de Guias;
- Aspetos operacionais;
- Aspetos educativos;
- Pistas para o futuro (próximo projeto).
Papel do Professor/Diretor de Turma
- Estabelecer e manter uma parceria baseada na confiança;
Disponibilizar orientações que garantam que o projeto é concretizável;
- Incorporar oportunidades de aprendizagem nas atividades e projetos desenvolvidos;
- Cuidar da motivação e oferecer apoio;
- Alertar para aspetos operacionais e prazos;
- Assegurar que os valores de cidadania estejam sempre presentes;
Cuidar do enriquecimento do projeto e das áreas temáticas que podem ser abordadas.
Conselho de Projeto
O conselho de Projeto é constituído por todos os alunos da turma e professor de Cidadania/diretor de turma.
O Conselho de Projeto tem as seguintes atribuições:
- Planificar e organizar os projetos escolhidos em Assembleia de Turma.
- Gerir o desenvolvimento dos projetos desde a sua preparação até à sua realização.
- Definir quais os meios necessários para uma correta preparação das atividades da turma.
- Prever os tempos de duração para as diferentes etapas dos projetos.
- Distribuir as tarefas e responsabilidades pelos grupos.
- Criar Comissões específicas conforme as necessidades dos projetos.
- Criar as oficinas e ateliers necessários como base de apoio eficaz à preparação das atividades.
- Criar o Painel do Projeto, onde figurem os pontos referidos nas alíneas anteriores, para conhecimento de todos os alunos. Este painel é afixado na sala da turma, quando possível.
O Conselho do Projeto deve contemplar o detalhe para que cada elemento presente na reunião fique esclarecido quanto às tarefas que a sua comissão e/ou grupo terão que realizar.
Além das tarefas necessárias, o conselho tem que definir o material e equipamentos necessários, contactos a estabelecer, prazos a cumprir, calendarizações de reuniões e atividades, etc.
Conceção do projeto no Grupo (Pistas)
Logo no início, o professor poderá confrontar-se com algumas dificuldades. Muitas vezes, os alunos estão formatados para desenvolver determinados projetos relacionados com a sua experiência. Surgem então, lentamente, as mesmas ideias, as mesmas atividades e algumas delas como reflexo daquilo que acham que o professor poderá querer e não da sua vontade genuína. Por vezes, o Projeto é visto como mais uma tarefa a realizar, como mais uma rotina proposta pelo professor. Associado a tudo isto acresce uma eventual inércia ao nível da criatividade, motivação e ambição, consequência da escassez de dinâmicas individuais para questionar, ambicionar e projetar.
Confrontados com estas dificuldades, é necessária uma reflexão prévia com os alunos. Importa que o diretor de turma seja capaz de provocar a discussão acerca da identificação do Problema e das Finalidades e Objetivos associados a uma verdadeira base de anseios e aspirações individuais e coletivas. O que realmente queremos mudar? O que genuinamente queremos fazer? O que objetivamente queremos atingir?
Nesta primeira reflexão de grupo, o professor terá que quebrar barreiras, abrir horizontes e provocar continuamente os alunos para a criatividade e imaginação. É necessário dar pistas sobre o que se pode realizar e/ou atingir. Contudo, este enriquecimento da reflexão não pode condicionar o pensamento dos alunos correndo o risco de os projetos resultarem do conjunto das sugestões apontadas.
Ultrapassadas estas barreiras é altura de explorar o espaço de criação de um projeto através da dinâmica do grupo. É nos grupos que o projeto de turma surge. Através da organização proposta e da autonomia dada a estes grupos é possível estabelecer-se uma plataforma funcional em que cada aluno possa partilhar o seu pensamento. Isto permite chegar a todos e posteriormente, através do diálogo e partilha, chegar consensualmente ao projeto de turma - o projeto de todos.
Apresentação e Escolha do Projeto de Turma (Pistas)
A apresentação do projeto desenvolvido por cada grupo pode ser determinante na escolha do projeto final - o Projeto da Turma.
É importante que os alunos estejam conscientes que o seu projeto concorre com os restantes projetos desenvolvidos por todos os grupos que compõem a turma. É fundamental que os estimulemos no sentido de serem criativos e claros na apresentação das suas propostas perante os seus colegas. O uso das novas tecnologias poderá ser oportuno e motivador, mas também é importante que se estimule para o desenho, a música, o teatro, etc. Poder-se-á ser igualmente criativo e eficaz na apresentação do projeto através de um cartaz, panfletos, uma peça de teatro, etc.
A apresentação dos projetos faz-se em Assembleia de Turma. Compete à Assembleia de Turma apreciar e votar os projetos propostos por cada grupo. É um momento relevante na vida da turma sendo essencial o papel do diretor de turma. Este deve procurar clarificar as propostas apresentadas e promover um diálogo construtivo. Nesta fase, cada grupo debater-se-á pelo seu projeto e é importante que o professor estabeleça pontes de consenso. Até a disposição dos alunos, que deverá ser em círculo, é necessária sendo por vezes aconselhável desagregar os pequenos grupos no espaço de discussão. Importa fazer-se a transição dos vários projetos para o grande Projeto da turma.
Para isso, também é importante que os grupos não apresentem um projeto acabado e programado. Nesta fase, os projetos apresentados devem conter as grandes linhas do que se considera ser um projeto aliciante para ser vivido por todos.
Na escolha do projeto da turma, a solução de incluir todos os projetos dos grupos (para agradar a todos) é normalmente pobre. O consenso deve ser procurado (sobre as ideias que estão por detrás do visível).
Além de orientar e enriquecer a discussão, o diretor de turma deverá manter-se como elemento imparcial para poder resolver conflitos. Quando não se conseguir um consenso é preferível que se demore mais em todo o processo de decisão. Por vezes é determinante uma pausa para os alunos conversarem entre eles ou um Conselho de Guias extraordinário.
IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS - ANO LETIVO 2017/2018
CRIAÇÃO/IDENTIFICAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO
5.º A
- Projeto Make-A-Wish Vai À Escola
- Concurso de Natal Inter-Escolas
Angariação de fundos para o projeto Make a Wish; Angariação de fundos para insufláveis a colocar na escola no Dia do Agrupamento. (Cabaz de Páscoa);
5.º B
- Projeto Plantar Lousada
Plantação de árvores e flores Projeto Plantar Lousada); preparação de uma peça de teatro com alunos NEE.
5.º C
- Projeto "Para um Futuro Melhor"
- Projeto "O Verde É Amanhã" (Teatro)
Ações realizadas no âmbito do projeto Bio Escola: Plantação de árvores, construção de abrigos para aves e criação de uma peça de teatro.
5.º D
- Projeto "Escola Anti-Bullying"
- Projeto "Crescer a Poupar"
Criação e dinamização de um BLOG da turma: Blogue Crescer e Poupar; utilização de interfaces para arquivo e partilha online dos trabalhos realizados
6.º A
- Projeto Make-A-Wish Vai À Escola: 5º Concurso de Natal Inter-Escolas
Angariação de fundos para o projeto Make a Wish; Atividades realizadas com alunos NEE.
6.º B
- Projeto: "... Nas Entrelinhas"
- Projeto: "Operação Nariz Vermelho"
Apresentação de declamações e dramatizações às restantes turmas; Trabalhos no âmbito do projeto "Operação Nariz Vermelho".
6.º C
- Projeto: "Escola Anti-Bullying"
- Projeto (âmbito PES): "Eu e os Outros"
Palestras com a psicóloga isabel Loureiro no âmbito do projeto Escola Anti-Bullying; trabalhos sobre a proposta de criação de um espaço próprio para os alunos NEE (Cantinho dos Amigos). Preparação de um evento solidário na Casa do Gaiato em Paços de Sousa.
6.º D
- Projeto "Crescer em Cidadania"
- Projeto "Eu e os Outros" (Ambiente)
Ações realizadas no âmbito do projeto Bio Escola: Plantação de árvores, construção de abrigos para aves. Palestra no âmbito do projeto "Eu e os Outros" com a psicóloga.
7.º A
- Projeto: "Natureza sem Limites"
- Projeto (âmbito PES): "Eu e os Outros"
- Projeto: "Escola Anti-Bullying"
Palestra no âmbito do projeto "Eu e os Outros" com a psicóloga Ângela Ferreira; Trabalhos de preparação para a ação final (Acampamento) do projeto da turma.
7.º B
- Projeto "Help Fish"
- Projeto "Respeitar o (Nosso) Espaço"
Criação e desenvolvimento de um subprojecto da turma "Help Fish", com a preparação de uma visita ao Oceanário.
7.º C
- Projeto: "Solidariedade com os Idosos"
Atividades de preparação para um momento de convívio com idosos
7.º D
- Projeto "Educação para os Direitos Humanos"
- Projeto "Vamos Ajudar a Unicef"
Atividades de preparação para uma recolha de fundos para a UNICEF a realizar no dia de Agrupamento.
7.º E
- Projeto "Diz Não ao Bullying"
Atividades de escrita para um livro infantil, com apresentação programada para dia 1 de junho.
8.º B
- Projeto Escola Anti-Bullying
Palestras com as psicólogas no âmbito do projeto Escola Anti-Bullying
8.º C
- Projeto "Aprender com Arte"
Sessões com a psicóloga Ângela Ferreira e professor Gustavo Fernandes, no âmbito do projeto "Aprender com Arte"
9.º A
- Projeto Solidário "Ajudar o Martim"
Atividades de preparação para o projeto da turma (recolha de tampas)
9.º B
- Projetos "Justiça para Tod@s" e "Escola Anti-Bullying"
Atividades realizadas no âmbito dos projetos "Justiça para Tod@s" e "Escola Anti-Bullying" com as psicólogas Ângela Ferreira e Isabel Loureiro em parceria com entidades locais, judiciárias e policiais, explorando todos os procedimentos e momentos despoletados por uma queixa crime de "Bullying".
9.º C
- Projeto de Voluntariado
Reuniões para o desenvolvimento de um projeto de voluntariado. Workshop de Voluntariado Internacional com a presença de 3 jovens turcas a prestarem serviço de voluntariado em Portugal, no âmbito de programas europeus. Colaboração do professor Carlos Ferreira.
10.º B
- Projeto Parlamento dos Jovens
Ações realizadas no âmbito do projeto nacional "Parlamento dos Jovens" até à fase distrital.
11.º A
- Projeto de voluntariado
Reuniões e trabalhos para o desenvolvimento do projeto de voluntariado (famílias carenciadas). Workshop de Voluntariado Internacional com a presença de 3 jovens turcas a prestarem serviço de voluntariado em Portugal, no âmbito de programas europeus. Colaboração do professor Carlos Ferreira.
12.º B
- Projeto Parlamento dos Jovens
- Projeto de voluntariado
- Projetos "Justiça para Tod@s" e "Escola Anti-Bullying"
Ações realizadas no âmbito do projeto nacional "Parlamento dos Jovens" até à fase distrital; Reuniões e trabalhos para o desenvolvimento do projeto de voluntariado; Workshop de Voluntariado Internacional com a presença de 3 jovens turcas a prestarem serviço de voluntariado em Portugal, no âmbito de programas europeus; Atividades realizadas no âmbito dos projetos "Justiça para Tod@s" e "Escola Anti-Bullying" com as psicólogas Ângela Ferreira e Isabel Loureiro em parceria com entidades locais, judiciárias e policiais, explorando todos os procedimentos e momentos despoletados por uma queixa crime de "Bullying".