Assembleia de Turma
A Assembleia de Turma é composta por todos os alunos da turma e Diretor de Turma. É o órgão deliberativo máximo da turma. A composição da mesa da Assembleia é constituída pelo seu Presidente (Diretor de Turma), Moderador e Secretário (alunos eleitos pela turma, em rotatividade).
Compete ao Presidente:
- Enriquecer as diversas matérias e documentos em debate;
- Elucidar os presentes, nas questões menos claras sugerindo as melhores soluções;
- Usar o direito de veto sempre que as decisões tomadas pela assembleia contrariem os princípios do Projeto Educativo da Escola e possam colocar em perigo a integridade física ou psicológica dos alunos;
- Elaborar a convocatória para as reuniões de Assembleia de Turma.
Compete ao Moderador:
- Conduzir os trabalhos da assembleia de forma ativa;
- Introduzir os temas em questão;
- Organizar as intervenções.
Compete ao Secretário:
- Registar em ata os assuntos tratados;
- Verificar o registo de presenças na reunião.
Atribuições da Assembleia de Turma:
- Escolher os guias de grupo/patrulha/equipa;
- Eleger o Guia dos Guias da Turma;
- Analisar, avaliar e enriquecer o Plano de Turma;
- Analisar as deliberações, propostas ou orientações da Assembleia de Guias dos Guias, do Conselho Pedagógico e/ou Conselho de Turma;
- Tomar conhecimento e deliberar sobre problemas da vida da Turma;
- Elaborar a carta de Intenções ou Contrato Pedagógico no caso de serem propostos;
- Analisar as propostas a serem discutidas na Assembleia de Gu;ias dos Guias
- Aprovar o Projeto da Turma.
A Assembleia de Turma deve reunir 3 vezes por período e sempre que convocada pelo seu diretor de turma ou a requerimento de um grupo/patrulha/equipa. Devem constar no dossier de turma, as respetivas atas.