Projeto Escola Anti-Bullying

(No âmbito de projetos a desenvolver em Cidadania e/ou Communio )

Coordenação do gabinete de psicologia: Ângela Ferreira e Isabel Loureiro

É nossa convicção de que toda a comunidade escolar deve assumir a postura de não tolerar o Bullying e a violência. Na Escola cada um deve sentir-se respeitado e aceite, e isso é fruto do trabalho e mérito de todos e cada um.

Princípios:

  • A Escola não aceita comportamentos nocivos de Bullying, Cyberbullying ou qualquer género de violência.
  • Cada aluno, cada aluna tem o direito de se sentir seguro e respeitado na Escola.
  • É importante saber e identificar as situações de Bullying; as medidas pedagógicas têm um papel significativo.
  • Devemos fazer um trabalho preventivo e dissuasor;
  • No caso de Bullying, o primeiro objetivo é a sinalização e interrupção imediata dessas ações.
  • Na primeira linha deve estar a procura de solução, não o castigo.
  • A reação rápida da parte dos Guias-radares, a implementação de estratégias de intervenção e das medidas de apoio são importantes.

Esperamos com este projeto alcançar clareza quanto à importância deste tema para todos; Um discurso aberto sobre o Bullying, Cyberbullying e Violência; A identificação e interrupção precoce destas situações; A procura ativa de ajuda por parte dos alunos junto de adultos em quem confiam; Intervenção consistente na Escola em casos de Bullying, Cyberbullying e Violência; A proteção e o apoio às vítimas; O desenvolvimento de comportamentos assertivos: Uma colaboração de alunos, professores e pais que possa contribuir para uma atmosfera de aprendizagem e convivência segura, baseada no respeito mútuo e na tolerância pela diferença.

Projeto a desenvolver ao longo do ano letivo:

  • Fase 1 - sensibilização na turma para a temática (2 sessões em datas a designar pelo DT)
  • Fase 2 - treino da acuidade e sensibilidade dos Guias-radar (Conselho de Guias)
  • Fase 3 - participação em palestra com convidados

Psicóloga Isabel Loureiro - 2º ciclo e secundário

Psicóloga Ângela Ferreira - 3º ciclo