6ºD 2017/2018

Diretora de Turma: Cidália Esteves

Guia dos Guias: Cristiano Quintela

A turma está organizada em 3 grupos com os seus respetivos Guias e subGuias:

Grupo 1: Cristiano Quintela (Guia); José Monteiro (subGuia)

Grupo 2: Vítor Moura (Guia); Susana Ferreira (subGuia)

Grupo 3: Francisco Dias (Guia); Helena Martins (subGuia)


6ºD 2016/2017

Diretora de Turma: Cristina Magalhães

Guia dos Guias (Delegado): Leandro Leal

Guias:

  • Alexandra Bessa
  • Leandro Pinto
  • Miriam Silva
SubGuias:
  • Cátia Couto
  • João Costa

  • Fábio Teixeira

  • Olinda Nunes


Apresentação inicial do projeto da turma em dezembro de 2016:


A turma D do 6.º ano deu início à operacionalização do projeto de Cidadania, que consiste na realização de atividades, em diversos espaços da escola, durante alguns intervalos, para os alunos CEI.

As alunas Laís Silva e Miriam Silva leram duas fábulas, na Biblioteca, aos colegas Adão e Diogo, no intervalo das 11:30 horas. Foi disponibilizado, pela professora Maria José e pela D.ª Fernanda, um cantinho muito agradável e confortável, onde os dois alunos ouviram as histórias, viram as ilustrações e comentaram o que ouviram e o que viram durante a leitura dos textos de Esopo.

Foi um momento muito especial, um espaço de partilha e de alegria contagiantes.

Ficamos positivamente surpreendidos com o resultado desta primeira atividade e sentimo-nos cada vez mais motivados para dar continuidade a este projeto de inclusão, onde os sorrisos e a companhia nunca irão faltar!


Hoje, dia 13 de fevereiro, concretizaram-se novas atividades preparadas para os alunos CEI. A Alexandra e o Leandro Leal (do 6.ºD) acompanharam o Diogo e o Tiago dando-lhes toda a atenção, apoio e carinho no desenvolvimento de um pequeno trabalho de educação visual. Na posse de desenhos, de lápis de cor e de boa disposição, os quatro alunos desenvolveram as suas capacidades artísticas.

O objetivo era realizar este trabalho no Polivalente mas, como estava mau tempo, os restantes alunos da escola decidiram ficar nesse espaço e as condições necessárias para desenvolver a atividade não eram as mais adequadas: faltava tranquilidade e silêncio para darmos mais atenção uns aos outros e não era possível haver concentração para a realização da tarefa. Pensamos como havíamos de ultrapassar o problema e concluímos que o melhor seria ficar na sala da equipa de Educação Especial. Correu tudo muito bem! Missão cumprida!!

Amanhã, no Dia dos Afetos, a Ana Patrícia e a Patrícia terão a companhia e os sorrisos dos nossos colegas de turma Olinda e Tiago. Os artistas plásticos, pensando na data especial, irão, certamente, produzir obras de arte fantásticas.

Continuação de Sorrisos & Companhia Lda.!


Sorrisos & Companhia Lda., sob a ternura, atenção, cuidado e simpatia dos alunos Olinda e Tiago, no "Dia dos Afetos" (14 de fevereiro de 2017).

Via Láctea (trecho XIII)

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora! "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."

Olavo Bilac


Início da atividade de dança da Operação Sorrisos & Companhia Lda.
Na próxima semana a turma irá participar toda com a D.T. e as professoras Ana Cristina e Manuela Ribeiro. Sorrisos para todos!


O projeto está a avançar e cada dia nos sentimos mais confiantes e motivados para lhe dar continuidade. Os nossos novos amigos têm estado connosco para além das atividades programadas, o que nos parece um ótimo sinal!

Neste momento temos em mãos duas tarefas: a realização da atividade de basquetebol e o ensaio da dança para apresentar no Dia do Agrupamento, no final do ano escolar.

Para preparar a primeira tarefa tivemos de analisar os horários dos nossos colegas, pensar nos alunos da nossa turma que ainda não tinham tido oportunidade de participar diretamente nas atividades e decidir dias e horas para praticar basquetebol. Depois, escrevemos uma carta formal ao professor Gil, coordenador do Departamento de Desporto, na qual demos a conhecer o nosso projeto e pedimos autorização para, nos dias marcados, podermos usar o espaço do Pavilhão e os materiais necessários. O professor foi muito simpático e aceitou a nossa proposta.

Decidimos avançar com mais alunos do que o habitual. A nossa D.T. achou que estávamos preparados, lançou-nos o desafio e não podíamos deixar de tentar!

Estas são as imagens do primeiro dia da prática do basquetebol- 14 de março.

Quanto aos ensaios da dança, estão a ser espetaculares! A turma está toda a participar, assim como a DT, os professores Manuela, Olga, Sílvia e Elói. Quem nos ajuda é a paciente e incansável professora Ana Cristina.

Descobrimos que estamos a dançar o que parece ser " a banda sonora da minha vida"... Palavras da DT! Aguardem pela surpresa.

Sorrisos& Companhia Lda. para todos!!

Este é o pirilampo que representa a Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste na exposição do concurso "Pirilampo Mágico vai à Escola" . A turma 6.º D, no âmbito do seu projeto de Cidadania- Sorrisos& Companhia Lda.- elaborou o projeto e executou-o seguindo a preciosa orientação e colaboração das professoras Adelaide Vieira e Cidália Esteves. Bem hajam!

Visitem a exposição , que é um tributo ao ano municipal do ambiente e biodiversidade. www.acip.com.pt